Amarante: Visita às obras da Igreja e Claustro do Convento de S. Gonçalo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No dia 10 de janeiro, celebrou-se o dia de São Gonçalo, padroeiro de Amarante, desta vez sem a pompa e circunstância de outras ocasiões, não estivéssemos todos em pleno estado de pandemia.
Para assinalar a data, foi possível visitar, às 12:00 horas desse domingo, as obras de reabilitação, conservação e restauro da Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo.

A visita contou com a presença do Bispo Auxiliar da diocese do Porto, D. Armando Domingues, do presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar e do pároco da freguesia, para além de outros convidados que se associaram a esta atividade.

No final da visita que durou cerca de 30 minutos, D. Armando Domingues, Bispo Auxiliar da diocese do Porto, mostrou-se satisfeito porque “este monumento é uma pérola desta bela cidade e porque as obras estão a avançar com muita rapidez, vão-se descobrindo alguns pormenores da igreja que nós desconhecíamos e no final isto vai ser uma surpresa para nós todos”.

Para este clérigo, o investimento era “prioritário e faz anos que vínhamos trabalhando nisto e temos de dar mérito a quem conseguiu trazer para aqui este investimento. Sem esta comparticipação pública penso não ser possível avançar-se para um volume de obra, cujo preço é muito alto”.

Em relação ao dia de S. Gonçalo, D. Armando Rodrigues afirmou que “S. Gonçalo foi um aventureiro de Deus, digamos assim, e quis o destino que fosse acolhido aqui em Amarante e como Dominicano que foi, aqui tivesse espalhado a palavra e tanto tivesse feito por esta terra. Em cada canto vemos a obra e sentimos o odor da presença de S. Gonçalo”.

Partilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp