Amarante acolhe a VII edição da Festa do Livro

Uma iniciativa promovida pela União de Freguesias de Amarante (São Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão) e que conta com a presença de Adolfo Luxúria Canibal, Jorge Marmelo, Richard Zimler, Cidália Fernandes, João Tordo, Rui Albuquerque, José Gonçalves e Anabela Borges. Paulo de Carvalho é um dos artistas convidados.

O Dia Mundial do Livro (23 de abril) marca o arranque da VII edição da Festa do Livro de Amarante. O evento, organizado pela União de Freguesias de Amarante (São Gonçalo, Cepelos, Madalena e Gatão), decorre entre 23 e 30 de abril, nas instalações da antiga Fábrica do Matias e vai congregar conversas, música e teatro numa verdadeira celebração do Livro e da Leitura.

Durante sete dias, passarão por este “polo cultural” escritores como Adolfo Luxúria Canibal, Jorge Marmelo, Richard Zimler, Cidália Fernandes, João Tordo, Rui Albuquerque, José Gonçalves, Anabela Borges, aos quais se vai juntar o compositor e cantor Paulo de Carvalho, o mestre da viola amarantina Eduardo Costa, ou os elementos da companhia de teatro Filandorra.

O Centro Cultural de Amarante é também um parceiro privilegiado da União de Freguesias de Amarante neste importante evento, brindando o público presente, com momentos de dança e música.

Aberta todos os dias a partir das 09h30, a Festa do Livro é especialmente dedicada ao público escolar, para quem os autores e os artistas falarão de uma forma especial sobre as suas obras e percursos.

O tributo à escritora amarantina Maria Eulália Macedo assinala o encerramento da edição de 2022 da Festa do Livro, com a declamação de poemas por Fernando Soares, acompanhado à guitarra por Daniel Lemos.

Américo Paulo Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Amarante, destaca a importância e a relevância do evento para os diferentes públicos, “sobretudo pela sensibilização junto dos mais novos para a importância da leitura.De uma forma divertida e interativa queremos facilitar a aproximação entre os jovens, os autores e os livros”, refere.

A inauguração da Festa do Livro terá lugar no dia 23 de abril, pelas 15h00. 

O evento é de entrada livre.

Local: Antigas Fábricas do Matias (junto aos Bombeiros Voluntários de Amarante)

Partilhe: