José Luís Gaspar, presidente da C. M. de Amarante, recebeu Paulo Vahanle, o seu homólogo do Município de Nampula – Moçambique e a sua comitiva, no dia 6 de setembro de 2022, nas instalações da corporação de bombeiros amarantina, com as presenças de Adelmo Guimarães, presidente da corporação de bombeiros, Pedro Teixeira, administrador da empresa PeterEmp, bem como vereadores locais e africanos, e naturalmente elementos dos bombeiros amarantinos.

O objetivo deste encontro foi a formalização da oferta de duas ambulâncias da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante, viaturas que já tinham sido desativadas apesar de estarem ainda em plenas condições de funcionamento.

Tudo começou numa aproximação entre a empresa Peteremp que estava a executar trabalhos naquela região africana com o Município de Nampula e, face à escassez de material de socorro em Nampula, foi desenvolvido um plano de ação que permitiu chegar a esta dádiva que certamente vai ajudar os congéneres africanos no serviço de socorro à sua necessitada população.

É propósito dos Bombeiros de Amarante deslocarem-se a Nampula no início de 2023 para darem formação especializada em emergência pré-hospitalar, bem como ensinar como lidar da melhor forma com este equipamento que foi agora oferecido. Trata-se de um intercâmbio importante que vai permitir o estreitamento de relações humanitárias entre os dois povos.

O processo de exportação já está a ser tratado com as custas de transporte em navio e respetivas taxas alfandegárias a serem suportadas pelo Município de Amarante.

É de louvar esta iniciativa altruísta mesmo porque aqui se pode reproduzir a velha máxima que “o lixo de uns, pode ser o ouro de outros”.